22 de agosto de 2010

Amor?

Sabe, acho que cansei de entender o amor.
É um sentimento complexo demais. E eu poderia até tentar explicar aqui, a partir de algumas boas palavras bonitas, porém de que isso adiantaria, não é mesmo?
As pessoas amam demais, e sofrem demais também. Percebe-se, a partir daí, que o que é bom sempre precede de algo ruim ou vice versa.
Dizer que quem ama entende, protege e só quer bem ao ser amado já são coisas um tanto clichês. O que as pessoas não reparam é que dizem amar, mas não se atentam ao que essas palavras significam.
Vi pessoas que amaram tanto ao ponto de esquecer de si mesmas só para não ferir o outro. Vi a desonestidade fixada nos olhos de pessoas que diziam amar.
Se você ama de verdade não deveria se vangloriar, nem jogar na cara os momentos físicos que tiveram, Você não deveria pensar que é o máximo. Porque assim você mente. Você não ama.
Vi em uma das minhas aulas de filosofia sobre um filósofo chamado Feuerbach que dizia, entre outras coisas,  que o Ser Humano precisa de um exemplo inicial para saber se algo existe, para entender esse "algo", para saber diferenciá-lo de outra coisa. Então pensei quem teria sido o primeiro jovem a vivenciar o amor para nos contar como é hoje. Como teria sido esse ser tão sensível ao ponto de nos ter mostrado esse único sentimento que carrega com sigo uma infinidade enorme de muitos outros.
O amor se tornou tão banal, mesmo para aquelas que sabem o quanto o mesmo é importante.
Queria poder dizer que entendo seu significado, que posso senti-lo aqui comigo durante todo o tempo que respiro. Temo pela sua ausência com demasiado pavor e angústia. E a sua presença me assusta com uma intensidade ainda maior.
Aquelas palavras tão cheias de verdades, que mais me parecem de amor e que querem tanto ser ditas para mim. Não falas porque?
Espero que se tenha mais coragem de dizer a mim o que eu não tenho coragem de proferir. E muito menos sequer de admitir. Porque talvez, o meu sorriso não seja mesmo mais o mesmo.
Acho que devo parar de achar que as pessoas me amam mais do que aparenta ser. Porque afinal, se não se tem coragem de dizer, será que amor real haverá de ser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário