22 de maio de 2010

O significado da Revolta

Fico pensando aqui com os meus botões, sozinha, durante meus momentos de reflexão na qual tento buscar algumas razões filosóficas, em coisas. Sempre coisas.
Não é de hoje que sou revoltada. Não é de hoje que sinto a necessidade de encontrar os erros nas coisas erradas, e defeitos no que, aparentemente, está certo.
Gosto de ler revistas, jornais, "xeretar" na internet. Gosto de saber o que se passa com o nosso país, ou com outros, que nada tem a ver comigo. E nessas viagens o sangue costuma subir a cabeça, de raiva mesmo. Costumo não me conformar com muitas coisas que são retratadas, com aquelas notícias que viram manchetes e aquelas que ficam nos cantinhos da folha também.
Uma, muito recentemente, me chamou a atenção.
Bom, ela falava sobre a situação de homossexuais em alguns países do continente africano. Muitos de vocês já devem ter ao menos ouvido falar nesse fato. Sendo este muito mais do que revoltante, afinal, estamos em um período em que tudo está muito diferente, em que supostamente as pessoas deveriam ser consideradas iguais perante os outros. Em que as mulheres deveriam receber o mesmo salário que os homens, em que aquelas pessoas que amam outras do mesmo sexo deveriam ter o direito de se casar, de constituir uma família, de viver, assim como qualquer outra pessoa neste mundo!
Me diz se é justo um casal de gays ser condenado a 14. Isso mesmo, 14 anos de prisão só pelo fato de se amarem?! Esse fato ridículo ocorreu no Malaui. Um país com alto grau de mortalidade e péssimas condições socioeconômicas.
Desculpe se eu estiver errada. Mas, a grosso modo, esse país que tem tantos problemas reais, concretos, realmente deveria se preocupar em prender e/ou matar pessoas com toda sua integridade e vida pela frente? Eu acho que não, e que seja essa minha opinião e de muitos por ai, ao redor do mundo. Mesmo aqueles que não tem nem se quer contato com homossexuais, mas que acreditam que isso não deveria ser um impecilho para se prosseguir com a vida, com toda a sua integridade física e moral.
Mais de uma vez digo. Não é preciso aceitar, nem ao menos gostar de homossexuais, mas respeite. O respeito é uma das bases na construção do ser humano.
Não sei como mudar o mundo. Não tenho a fórmula que torna o mundo um lugar melhor. Mas se ao menos as pessoas parassem para pensar, um minuto se quer, sobre um dos incontáveis problemas pelos quais passamos e convivemos sem perceber, esse mundo, esse pequeno grande mundo em que vivemos, concerteza seria muito melhor.

Um comentário:

  1. è cátia, é realmente revoltante... resultado de ignorância, desrespeito, hipocrisia. E voce está certsa, e se todo mundo tivesse, no mínimo, um pouquinho de consciência, em se preocupar em ENTENDER, INTERPRETAR o que lê, or exemplo, dá sim pra ao menos deixar esse mundo menos absurdo. (gostei muito do texto)

    ResponderExcluir